Postagens populares

domingo, 13 de março de 2011

acupuntura estetica

Tratamento estético costuma ser sinônimo de sofrimento. Vermelhidão e descamação da pele, impedimento da exposição ao sol, longos períodos de cicatrização e recuperação. O que pouca gente sabe é que, para evitar o desconforto, existe uma opção eficaz, praticamente indolor e livre de efeitos colaterais. É a acupuntura estética.

Pode soar estranho para quem está acostumado a pensar em acupuntura como tratamento de dores e doenças. Mas o lado estético da técnica, apesar de não muito difundido no Brasil, é utilizado há bastante tempo.

O tratamento, indicado para rugas, flacidez, olheiras, celulites, gordura localizada, manchas e cicatrizes, é feito da mesma maneira que as sessões de acupuntura para doenças. Com agulhas ou com laser, o especialista estimula pontos de energia do corpo que não estão em harmonia. O laser ajuda também na reconstituição de tecidos danificados.

A principal diferença dos tratamentos comuns, além de não necessitar tempo de recuperação, é que a acupuntura considera o paciente como um todo. "Os problemas estéticos normalmente têm ligação com o desequilíbrio da energia de órgãos internos", diz Luiz Carlos Fornazieri, do Instituto Holus de Pesquisa e autor do livro Tratado de Acupuntura Estética (Ícone).

Por exemplo: celulite pode ser um indicativo de problemas com a energia do fígado. O tratamento da energia traz, por isso, benefícios internos e aparentes, com resultados animadores. "Em uma sessão conseguimos diminuir 60% de uma mancha. No tratamento de estrias largas, temos melhora de 85%" conta Fornazieri. Os resultados podem ser conferidos na galeria de fotos cedida por ele.

As rugas, ligadas ao envelhecimento, podem ser sinal de desarmonia dos músculos da face. "A acupuntura atua harmonizando essa musculatura, provoca renovação e retorno da elasticidade da pele", afirma Maria Assunta Nakano, especialista em acupuntura estética da Associação Médica Brasileira de Acupuntura. E isso sem contar no tratamento de gordura localizada, que pode substituir uma lipoescultura simples.

Menos invasiva que os tratamentos comuns, a acupuntura estética pode não ser tão eficaz. "Não podemos comparar o preenchimento com da acupuntura com botox, ou a eletroacupuntura com peeling", diz a especialista. "A acupuntura tem seu limite de ação. Não tira rugas profundas, nem excessos de pele."

Nenhum comentário:

Postar um comentário